Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

Se Usar a Fé, Não Tem Jeito!

>> terça-feira, 3 de maio de 2011

  


Texto: Mateus 15:21-28


Introdução: 
          
          A fé e a graça de Deus nos conduzem à caminhos particulares, como uma grande via particular de caminhada cristã, pessoal, íntima, pura, com espinhos mas com bálsamo.
          Neste texto o alvo é o Mestre, mas sendo alcançado por uma simples mulher de origem gentia, que nos ensinará grandes coisas e também nos desafiará em nossas convicções.




Fatos Interessantes:


1-) ''E eis que uma mulher cananéia...''(Vs. 22): 
          Jesus ouviu o clamor desta mulher, porém a Bíblia nos diz que ele não respondeu palavra. Seria da parte do Mestre um descaso muito grande, porém foi esta sua reação com propósito. Jesus vinha da linhagem de Davi, por este motivo o chamavam de "Filho de Davi". Estudos minuciosos da Bíblia e alguns relatos nos livros das Crônicas dos Reis de Israel e 2 Samuel, vão nos remeter à idéia de que Naás, uma cananéia, era a mãe de Davi, pois Davi era irmão de Abigail e segundo registro de 2 Samuel 17:25, Abigail era filha de Naás. Provavelmente esta mulher não seria chamada "cananéia" por morar em Caná da Galiléia, mas sim por ser da linhagem de Canaã, que também dele derivam-se os fenícios, daí o motivo também pelo qual Marcos a chama de "sirofenícia'' no cap.7 v.26.
          Sendo assim, quando ela chamava Jesus de ''Filho de Davi'', talvez ela nem soubesse disto, mas se sabia, ela em outras palavras queria dizer: ''Jesus, o sangue que corre nas tuas veias corre nas minhas também''. E a Bíblia diz que Jesus não respondeu palavra alguma.
          Nossa genealogia, nossos dízimos, nossas ofertas, nossa assiduidade nos cultos, nosso sobrenome, não são capazes de fazer absolutamente nada na maioria das ocasiões em relação à Deus! Você tenta agora com todos os argumentos humanos fazer com que Deus olhe para você ou simplesmente responda alguma coisa. Jesus não respondeu palavra.


2-) ''E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a...''(Vs.23):
          Os discípulos em muitas ocasiões, para não generalizar, tratavam o Mestre como se fosse exclusividade e propriedade dos mesmos. Ainda hoje existem pessoas que de tamanha religiosidade, acham mesmo que Deus é propriedade exclusiva deles. O Evangelho é tão grande que não cabe em nenhuma religião. Os discípulos agiam como que dizendo: ''Jesus, essa mulher já está incomodando muito, dá um jeito aí''. Algumas pessoas acham que realmente a adoração, o louvor sincero e verdadeiro provém de suas denominações, religiões, mas de fato, só um coração quebrantado pode gerar isto.
          Discípulo não sabe tudo. Na escola de Deus a gente aprende que um discípulo, Pedro, falava com Jesus, e Jesus falava com ele, ouvia Jesus e Jesus o ouvia, via os milagres que Cristo fazia, mas depois de tudo isto, ainda assim ouviu a declaração do Mestre: ''...e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos''. (Lucas 22:32). Ele precisava se converter.
          Geralmente esse povo não entende a dor de um coração que reconhece quem Jesus é e sabe que somente ele pode fazer algo e a primeira resposta foi o silêncio. Não! Essa gente não demora muito para perguntar se há pecado escondido por Jesus agir assim, ou de que ''facção religiosa'' a pessoa é para primeiro analisar e ver pela sua experiência se Deus pode atender a pessoa. Geralmente vão lhes dizer: '' Eu nunca vi Deus fazer isso que você está pedindo não''.
          ''Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel''. (Vs.24). Pancada na alma da mulher! Jesus como que ''jogando'' do lado dos discípulos responde isto citado acima. Parece que imagino os discípulos pensando: ''Isso aí! É assim mesmo Jeová''! Mas a mulher estava prestes a por em prática um conceito que todos nós dizemos que não falha com Deus.


4-) ''Então chegou ela, e adorou-o...'' (Vs.25):
          Adoração quebra barreiras. Não há cadeias para a adoração! Nós temos estes conceitos já impetrados em nossos corações de tanto ouvirmos falar que realmente quando eu e você adoramos a Deus, tudo, tudo, tudo se resolve. A adoração é de fato essencial, ela tem o seu poder, é um estilo de vida e forma de caráter, mas não é tudo. A cananéia adora, ADORA a Jesus dizendo: ''Senhor, socorre-me!''. Até então, Mestre era uma das palavras mais usadas para codinominar Jesus. Ela sabia que Jesus não era somente Mestre, mas Senhor também. Ela sabia quem Jesus era! Paulo e Silas adoraram, por isso Deus os libertou da prisão! Sim...é fato...Mas o que aconteceu com a cananéia era como se ela estivesse presa e ao invés de se abrirem os portões em sua frente, se fecham mais outros adiante deste, pois Jesus responde: ''Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos''. Pá! Outro portão se fecha. Agora ela era alegoricamente chamada de ''cachorrinho'' com classe por Jesus. Pode parar por aí! Com certeza seria o que a nossa mente nos diria se fôssemos nós naquela situação. Você é cananeu, Jesus não responde palavra. Quando ele quebra o silêncio, vem com essa de que você não faz parte de Israel, eles sim em primeiro lugar, depois você, e por fim você o adora e recebe isto como resposta? Ela o adorou, será que Jesus tem noção do que ela fez? (Risos). Mas ela não tinha somente genealogia e adoração.


5-) ''Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores''. (Vs. 27):
          Sim, Senhor, é verdade, eu concordo, tu estás certo, tu és Soberano, mas...Senhor...eu sou cananéia, não tenho muito a oferecer, porém de vez enquando eu vejo que algumas migalhas caem das mesas dos senhores e das mãos das crianças e...os cachorrinhos comem! Isto era o que a mulher em outras palavras disse a Jesus. Fé...Fé...Fé...Ultimamente vejo muitas pessoas sem conviccção no que crê, logo, elas não ousam ir além pela fé, param na genealogia (força humana), quando muito na adoração, mas...poucos ousam usar a fé! Esta pequena palavra, FÉ, não é o modo como nós pensamos, mas a maneira como Deus pensa sobre as coisas, fé é a razão de Deus, seu raciocínio habitando nossa mente, temos a mente de Cristo. Fé transcende a razão humana. Quando Jesus pintou o cenário com mesa, pão, cachorrinhos e senhores, a mulher também usa o mesmo cenário para acrescentar em poucas pinceladas de fé as migalhas de pão. Os cachorrinhos comem destas migalhas. Aquela mulher sabia que não era israelita, mas tinha fé. Opa! Jesus não é somente de quem tem genealogia e adoração? Jesus não é exclusividade dos discípulos? Não! Jesus é acessível a quem tem fé! Se não, vejamos...


6-) ''O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas...''(Vs. 28):
          Pequena é a tua genealogia, singela a tua adoração, mas...você apelou. Que fé gigante mulher! Até que enfim alguém entendeu o que eu prego todo este tempo! Sou de quem tem fé, aí sim é válida a adoração. Sou de quem tem fé, aí sim tudo será maior que a genealogia, a descendência, a origem. Sou de quem tem fé, não a confiança meramente, não tão somente a esperança, mas um misto de fé, esperança e amor. Sou de quem vê como eu vejo! Esta é a resposta de Jesus para aquela mulher que buscava ajuda para sua filha que estava em estado miserável de possessão demoníaca. Ela alcançou graça aos olhos de Jesus por sua fé e imediatamente a sua filha ficou sã, sarada, livre! Penso que os discípulos olhavam uns para os outros como que dizendo: ''Agora não entendemos mais nada''!


Conclusão:


          Uma mulher cananéia alcança a graça de Deus. Se valeu de tudo, inclusive da adoração, mas em momentos que Deus fica em silêncio com nossas vidas e você e eu estamos convictos de que adoração não falta nem faltou, quando Ele se cala e nossa mente nos acusa de pecados antigos, quando Ele parece não se importar e nós vemos a árvore cortada se secando ao pó, quando todos os discípulos nos manda que ele nos despeça, ainda existe a fé! Tem momentos que a adoração sairá de nossos corações como um grito da alma, sim é verdade e fará com que Deus se volte para nós e nos atenda e auxilie, mas em alguns outros casos, ele desdenha de tudo com propósito, se alheia a tudo para que nós coloquemos em prática a fé que Ele mesmo nos deu! ''...pela fé que uma vez foi dada aos santos''.(Judas1:3).
          Sim, a fé é um misto de convicções eternas com esperanças que jamais morrem, tudo regado com amor e muito adubo da Palavra de Deus. exercite a tua fé nestes momentos em que Deus parece estar longo e as portas se fechando, porque de fato, sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Se usar a fé, não tem jeito, não tem jeito de Deus não te justificar, a fé nos justifica quando cremos, nos imputa justiça e Deus vai virar-se para você, você ouvirá um elogio, porque é por fé! Pense Nisto!


Roberson Vinhali

0 comentários:

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP