Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

Mercenários...O Dia Vai Chegar!!!

>> sábado, 28 de maio de 2011


João 2:13-17

          Nos dias de Jesus, quando se aproximava a Páscoa era o momento de preparar também os sacrifícios que seriam levados ao Templo. Toda a circunvizinhança, todo o povo judeu estava alí trabalhando para os ''bola da vez'', Anás e Caifás, os sacerdotes que receberiam as moedas da sujeira dos cambistas e ficariam assim a cada Páscoa, mais ricos e tiranos. Quando os judeus levavam seus bois, pombinhas e ovelhas, os animais eram observados pelos cambistas, os vendilhões, os mercenários, e assim eram conseqüentemente reprovados, alegando haver imperfeições nos animais. 
          O que faziam depois? Compravam estes animais por baixo preço dos pobres, humildes, simples, mas vendiam outros animais em troca por preços absurdos. Era uma barganha, uma sujeira. Eu levava a minha pomba que julgava estar perfeita, eles achavam alguma imperfeição, as vezes manchava um pouco alguma pena, outras vezes acusava de imperfeição em outras partes do corpo da pombinha, e fazendo isto eles diziam que ela deveria ser vendida pra eles e em troca eles deveriam comprar o animal ''perfeito'' que os cambistas ofereciam. Em seguida vinha outra pessoa com outra pombinha e os cambistas vendiam esta que acabaram de pegar como sendo imperfeita, e vendiam no lugar da que acabara de chegar pela mão de outra pessoa, e o ciclo era mantido assim. A renda toda disso ia para as mãos de Anás.
          Nos dias de hoje existem também cambistas de Templo, trabalhando para ''Pastores Presidentes'' corruptos (embora haja ainda homens de Deus de fato em tal posição ministerial), líderes de convenções ou de ministérios, homens impiedosos, e estes cambistas não exitam em fazer da adoração dos quebrantados e contritos, dos filhos de Abraão, uma brecha para lucrarem com a fé dos pequeninos do Senhor. ''Traga o seu tudo e Deus lhe recompensará cem vezes mais porque Deus não fica devendo nada a ninguém'', alguém já disse essa frase por aí e outras silimares, de maneira que o veneno na panela da vez, a morte da panela da vez é a Teologia da Prosperidade, por exemplo.
          O Templo há muito tempo não abrigava a Arca da Aliança, que havia desaparecido desde os tempos de Zorobabel, sendo assim, quando Jesus alí se encontrara, o Templo ficou completo. ele era a Arca da Aliança em vida, e quando observou tudo o que havia acontecido, fez um azorrague (chicote feito por uma haste de madeira com linhas ou tiras de couro onde nas pontas eram amarrados pedaços de osso de carneiro, cordeiro e/ou lâminas de ferro). Jesus sabia que seria açoitado anos depois em uma Páscoa também pelo mesmo chicote. Os ossos de carneiro/cordeiro representam sacrifício, as pontas de ferro representam juízo. Quem não vive com as bênçãos do sacrifício de Cristo hoje, morre pelo juízo de Deus amanhã! É claro, estou aplicando isto aos nosso dias hoje.
          Jesus virou as mesas, espalhou as moedas e lançou fora também do Templo os sacrifícios de barganha com Deus. Ele estava externando um zelo que durante toda a sua vida o consumiria, até morrer por este zelo também, que é o zelo pela cada de Oração, casa de DEUS, onde os cambistas faziam sua formação de quadrilha. Jesus, sendo Deus, ainda tomou cuidado com a ala dos pobres, ou seja, as mesas das pombinhas. Deus tem zelo pela adoração pura de gente da gente, ai de quem profana ou mancha esta adoração em troca de bolso cheio! Jesus respeitava também os símbolos do Espírito Santo, a pomba.
         Quem tem culpa no cartório sabe porque está apanhando!
         Se lembraram então que ele zelaria mesmo pela Casa de Deus, faria jus ao que estava escrito e Ele o fez, limpando aquela sujeira toda da porta do Templo.
         Todos os dias, sabemos de cambistas novos colocando suas mesas na porta dos templos. Todos os dias, sabemos de pessoas que tiveram seu sangue inocente derramado na porta de templos por se recusarem a trocar uma pomba, um boi, uma ovelha perfeita por um animal imperfeito e ainda pagar por isso. Sangue inocente não é derramado somente quando alguém mata uma pessoa sem culpa no cartório, matando-a fisicamente, mas também é quando um destes pequeninos tropeçam pelo peso do jugo destes mercenários, quando fazem seus ministérios mais importantes do que Deus e sua Palavra. Subjugam os pequenos, causam dores em famílias quando mostram as presas tiranas ameaçando ''tirar a posição'', ou cargo dos pequeninos, mas não têm coragem de tocar nos bons da grana, nos Anás e Caifás da vida! Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir do juízo de Deus? Trocam de carro como trocam de gravata, comem caviar enquanto a viúva recebe ajuda precária, mas a alegação é: ela é dizimista? Se não for não podemos ajudar!
          A Palavra de Deus diz uma verdade e não me esqueço dela em Gálatas 6:6 ''E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.'', mas quem é instruído na Palavra e instrui, sabe que Deus supre nossas necessidades em glória por Cristo Jesus como em Filipenses 4:19 ''O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.'', e não que Deus vai permitir que essa bancada mercenária conquiste fama, luxo e riquezas através do pisar no sangue de Cristo!          
          Me lembro das palavras do apóstolo Pedro em 2 Pedro 2:3 ''E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.''
          Eu poderia ainda falar mais um pouco, mas fico por aqui encerrando com esta frase: Mercenários, o dia de vocês chegará em nome de JESUS. Não esqueçam que Jesus foi carpinteiro, ele sabe onde pegar na mesa pra arrebentar com ela...Se arrependam!

Roberson Vinhali

Read more...

34 Congresso de Irmãs da Assembléia de Deus Min.Belém em São Pedro do Turvo-SP

>> terça-feira, 24 de maio de 2011



















Read more...

Análise de Isaías 53 Para Estudo.

>> sexta-feira, 13 de maio de 2011

Isaías

Capítulo 53

Observações:


O Capítulo de número 53 do Livro do Profeta Isaías, nos relata de uma forma resumida, porém muito profunda, os sofrimentos messiânicos, trazendo uma síntese de sua vida e sofrimento, obra, e nossa redenção, tudo em simplesmente 12 versículos. É assim, considerado um dos capítulos com mais profundidade e amplitude sobre os sofrimentos de Jesus Cristo, embora fosse bem simples e pequeno para um assunto tão significante acerca da vida cristã.

Interpretação:


1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz  de uma  terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 3 Era  desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto,  era  desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Isaías 53:1-3 RC)
Nestes versículos, Isaías através do Espírito Santo, nos ensina que o Messias seria de certa forma rejeitado por muitos, pois sua vida humilde, pobre por assim dizer, seu semblante de um peregrino bem como sua aparência de um simples homem judeu, faria com que as pessoas olhassem para ele sem fazer muito caso, ou dar crédito à sua mensagem, pois não conseguiriam olhar além deste simples homem judeu, não encontraram nele pela fé a divindade messiânica, e não consideraram o poder do Espírito Santo sobre ele.

4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele  foi  ferido pelas nossas transgressões  e  moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz  estava  sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados}  6 Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o  Senhor  fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos} 7 Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como  um  cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. (Isaías 53:4-8 RC)
A partir desde momento, Isaías vai nos trazer o que está além de um simples homem judeu, trabalhador, de origem pobre, experimentado nas coisas da vida inclusive homem de dores. Agora os nossos olhos se abrem para sua obra redentora e messiânica. Dores, pecados, transgressões e iniqüidades, castigos, tudo estava sobre ele, ele levou tudo isto na cruz do Calvário. O povo que estava em trevas agora vê a luz do Salvador, e os que outrora andavam sendo pastores de si mesmos em suas vidas, mas na verdade sem saberem ao certo para onde ir e sem nem mesmo terem cuidados e um norte que direcionasse as suas vidas, agora têm em Jesus este norteamento, esta direção, e todos quantos vêem este Messias e seu sofrimento, agora sabem, quando crêem, que Ele é o alvo, o Autor e Consumador de nossa fé.
Sua humildade e subordinação à vontade de Deus nos são demonstradas aqui pela comparação de uma ovelha indo ao matadouro, que em silêncio, inda que em angústia e opressão, se doou para que tivéssemos vida.

9 E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem  houve  engano na sua boca. 10 Todavia, ao  Senhor  agradou o moê-lo, fazendo- o  enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do  Senhor  prosperará na sua mão. (Isaías 53:9 e 10 RC)
O puro sendo colocado entre os impuros. Cristo se submeteu a humilhações, e em sua morte, foi posto em um túmulo emprestado de um homem rico. Isaías no versículo 10 nos dirá quem de fato fez tudo isto e quem de forma Soberana conduziu toda a sentença de seu Filho e também seus sofrimentos, o PAI. Jesus Cristo é  a expiação pelos nossos pecados e então Deus, o Pai, fez com que seu Filho sofresse, e se agradou em moer seu único Filho para nos dar a vida eterna.
Diferentemente de Abraão, que quando estava a passo de imolar Isaque, ouviu dos céus uma voz lhe censurando de fazê-lo e imediatamente um carneiro preso pelas pontas apareceu por sacrifício em lugar de seu filho, Jesus não tinha substituto, e sobre ele desceria a espada da justiça de Deus, pelas mãos do próprio Pai. Ele era o carneiro preso pelas pontas do Monte Moriá. Agora então, sendo imolado pelas mãos do próprio Deus, o Messias de Israel, o Cabeça da Igreja, estava dando sua vida em favor de muitos para então, ver o resultado de seu sangue que fora derramado.

11 O trabalho da sua alma ele verá  e  ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.  12 Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. (Isaías 53:11 e 12 RC)
Por levar os pecados de muitos na Cruz, por ter justificado a muitos, por ser contado com os transgressores, Jesus então veria o fruto de seu penoso e árduo trabalho e ficaria com sua alma satisfeita, ou seja, os que hoje se chamam pelo nome de Cristo e têm fé em sua obra sobre a cruz, foram resgatados de suas vidas vãs e sem sentido, foram redimidos, remidos, lavados de seus pecados, feitos novos em Deus e tiveram a comunhão com Deus restaurada pela expiação de Cristo na cruz. Assim Deus se satisfez no sacrifício de seu único Filho, Jesus.




Correlação:


Isaías 53 tem uma correlação com Isaías 52:13-15, Salmos 69:20 e 21, Zacarias 12:10, Salmo 110. Onde nestes textos citados, é confirmada a exaltação de Cristo através de seu sofrimento como nosso Sumo Sacerdote e como vencedor depois de todas suas aflições.


Aplicação:


Através do sacrifício expiatório de Cristo na cruz do Calvário, como o Messias de Deus, indo para o sofrimento como uma ovelha muda, nós alcançamos a redenção pelo seu sangue, tento assim nossos pecados perdoados e as conseqüências que nos geram dores também, tendo nossas dívidas contra Deus canceladas pelo sangue do cordeiro, sendo também sarados de nossas aflições, angústias, enfermidades. Cristo ressuscitou, recebendo nome sobre todo nome conforme Filipenses 2:9, onde os que o traspassaram, os que cuspiram em sua face, e não creram em sua pregação, verão este mesmo Cristo, em glória, e confessarão que Jesus é o Senhor para a glória de Deus. Temos esta oportunidade hoje de nos achegarmos a Deus pelo sacrifício de Jesus, tomando sobre ele mesmo tudo aquilo que nos impedia de nos reconciliarmos com Deus.


Roberson Vinhali

Read more...

Se Usar a Fé, Não Tem Jeito!

>> terça-feira, 3 de maio de 2011

  


Texto: Mateus 15:21-28


Introdução: 
          
          A fé e a graça de Deus nos conduzem à caminhos particulares, como uma grande via particular de caminhada cristã, pessoal, íntima, pura, com espinhos mas com bálsamo.
          Neste texto o alvo é o Mestre, mas sendo alcançado por uma simples mulher de origem gentia, que nos ensinará grandes coisas e também nos desafiará em nossas convicções.




Fatos Interessantes:


1-) ''E eis que uma mulher cananéia...''(Vs. 22): 
          Jesus ouviu o clamor desta mulher, porém a Bíblia nos diz que ele não respondeu palavra. Seria da parte do Mestre um descaso muito grande, porém foi esta sua reação com propósito. Jesus vinha da linhagem de Davi, por este motivo o chamavam de "Filho de Davi". Estudos minuciosos da Bíblia e alguns relatos nos livros das Crônicas dos Reis de Israel e 2 Samuel, vão nos remeter à idéia de que Naás, uma cananéia, era a mãe de Davi, pois Davi era irmão de Abigail e segundo registro de 2 Samuel 17:25, Abigail era filha de Naás. Provavelmente esta mulher não seria chamada "cananéia" por morar em Caná da Galiléia, mas sim por ser da linhagem de Canaã, que também dele derivam-se os fenícios, daí o motivo também pelo qual Marcos a chama de "sirofenícia'' no cap.7 v.26.
          Sendo assim, quando ela chamava Jesus de ''Filho de Davi'', talvez ela nem soubesse disto, mas se sabia, ela em outras palavras queria dizer: ''Jesus, o sangue que corre nas tuas veias corre nas minhas também''. E a Bíblia diz que Jesus não respondeu palavra alguma.
          Nossa genealogia, nossos dízimos, nossas ofertas, nossa assiduidade nos cultos, nosso sobrenome, não são capazes de fazer absolutamente nada na maioria das ocasiões em relação à Deus! Você tenta agora com todos os argumentos humanos fazer com que Deus olhe para você ou simplesmente responda alguma coisa. Jesus não respondeu palavra.


2-) ''E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a...''(Vs.23):
          Os discípulos em muitas ocasiões, para não generalizar, tratavam o Mestre como se fosse exclusividade e propriedade dos mesmos. Ainda hoje existem pessoas que de tamanha religiosidade, acham mesmo que Deus é propriedade exclusiva deles. O Evangelho é tão grande que não cabe em nenhuma religião. Os discípulos agiam como que dizendo: ''Jesus, essa mulher já está incomodando muito, dá um jeito aí''. Algumas pessoas acham que realmente a adoração, o louvor sincero e verdadeiro provém de suas denominações, religiões, mas de fato, só um coração quebrantado pode gerar isto.
          Discípulo não sabe tudo. Na escola de Deus a gente aprende que um discípulo, Pedro, falava com Jesus, e Jesus falava com ele, ouvia Jesus e Jesus o ouvia, via os milagres que Cristo fazia, mas depois de tudo isto, ainda assim ouviu a declaração do Mestre: ''...e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos''. (Lucas 22:32). Ele precisava se converter.
          Geralmente esse povo não entende a dor de um coração que reconhece quem Jesus é e sabe que somente ele pode fazer algo e a primeira resposta foi o silêncio. Não! Essa gente não demora muito para perguntar se há pecado escondido por Jesus agir assim, ou de que ''facção religiosa'' a pessoa é para primeiro analisar e ver pela sua experiência se Deus pode atender a pessoa. Geralmente vão lhes dizer: '' Eu nunca vi Deus fazer isso que você está pedindo não''.
          ''Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel''. (Vs.24). Pancada na alma da mulher! Jesus como que ''jogando'' do lado dos discípulos responde isto citado acima. Parece que imagino os discípulos pensando: ''Isso aí! É assim mesmo Jeová''! Mas a mulher estava prestes a por em prática um conceito que todos nós dizemos que não falha com Deus.


4-) ''Então chegou ela, e adorou-o...'' (Vs.25):
          Adoração quebra barreiras. Não há cadeias para a adoração! Nós temos estes conceitos já impetrados em nossos corações de tanto ouvirmos falar que realmente quando eu e você adoramos a Deus, tudo, tudo, tudo se resolve. A adoração é de fato essencial, ela tem o seu poder, é um estilo de vida e forma de caráter, mas não é tudo. A cananéia adora, ADORA a Jesus dizendo: ''Senhor, socorre-me!''. Até então, Mestre era uma das palavras mais usadas para codinominar Jesus. Ela sabia que Jesus não era somente Mestre, mas Senhor também. Ela sabia quem Jesus era! Paulo e Silas adoraram, por isso Deus os libertou da prisão! Sim...é fato...Mas o que aconteceu com a cananéia era como se ela estivesse presa e ao invés de se abrirem os portões em sua frente, se fecham mais outros adiante deste, pois Jesus responde: ''Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos''. Pá! Outro portão se fecha. Agora ela era alegoricamente chamada de ''cachorrinho'' com classe por Jesus. Pode parar por aí! Com certeza seria o que a nossa mente nos diria se fôssemos nós naquela situação. Você é cananeu, Jesus não responde palavra. Quando ele quebra o silêncio, vem com essa de que você não faz parte de Israel, eles sim em primeiro lugar, depois você, e por fim você o adora e recebe isto como resposta? Ela o adorou, será que Jesus tem noção do que ela fez? (Risos). Mas ela não tinha somente genealogia e adoração.


5-) ''Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores''. (Vs. 27):
          Sim, Senhor, é verdade, eu concordo, tu estás certo, tu és Soberano, mas...Senhor...eu sou cananéia, não tenho muito a oferecer, porém de vez enquando eu vejo que algumas migalhas caem das mesas dos senhores e das mãos das crianças e...os cachorrinhos comem! Isto era o que a mulher em outras palavras disse a Jesus. Fé...Fé...Fé...Ultimamente vejo muitas pessoas sem conviccção no que crê, logo, elas não ousam ir além pela fé, param na genealogia (força humana), quando muito na adoração, mas...poucos ousam usar a fé! Esta pequena palavra, FÉ, não é o modo como nós pensamos, mas a maneira como Deus pensa sobre as coisas, fé é a razão de Deus, seu raciocínio habitando nossa mente, temos a mente de Cristo. Fé transcende a razão humana. Quando Jesus pintou o cenário com mesa, pão, cachorrinhos e senhores, a mulher também usa o mesmo cenário para acrescentar em poucas pinceladas de fé as migalhas de pão. Os cachorrinhos comem destas migalhas. Aquela mulher sabia que não era israelita, mas tinha fé. Opa! Jesus não é somente de quem tem genealogia e adoração? Jesus não é exclusividade dos discípulos? Não! Jesus é acessível a quem tem fé! Se não, vejamos...


6-) ''O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas...''(Vs. 28):
          Pequena é a tua genealogia, singela a tua adoração, mas...você apelou. Que fé gigante mulher! Até que enfim alguém entendeu o que eu prego todo este tempo! Sou de quem tem fé, aí sim é válida a adoração. Sou de quem tem fé, aí sim tudo será maior que a genealogia, a descendência, a origem. Sou de quem tem fé, não a confiança meramente, não tão somente a esperança, mas um misto de fé, esperança e amor. Sou de quem vê como eu vejo! Esta é a resposta de Jesus para aquela mulher que buscava ajuda para sua filha que estava em estado miserável de possessão demoníaca. Ela alcançou graça aos olhos de Jesus por sua fé e imediatamente a sua filha ficou sã, sarada, livre! Penso que os discípulos olhavam uns para os outros como que dizendo: ''Agora não entendemos mais nada''!


Conclusão:


          Uma mulher cananéia alcança a graça de Deus. Se valeu de tudo, inclusive da adoração, mas em momentos que Deus fica em silêncio com nossas vidas e você e eu estamos convictos de que adoração não falta nem faltou, quando Ele se cala e nossa mente nos acusa de pecados antigos, quando Ele parece não se importar e nós vemos a árvore cortada se secando ao pó, quando todos os discípulos nos manda que ele nos despeça, ainda existe a fé! Tem momentos que a adoração sairá de nossos corações como um grito da alma, sim é verdade e fará com que Deus se volte para nós e nos atenda e auxilie, mas em alguns outros casos, ele desdenha de tudo com propósito, se alheia a tudo para que nós coloquemos em prática a fé que Ele mesmo nos deu! ''...pela fé que uma vez foi dada aos santos''.(Judas1:3).
          Sim, a fé é um misto de convicções eternas com esperanças que jamais morrem, tudo regado com amor e muito adubo da Palavra de Deus. exercite a tua fé nestes momentos em que Deus parece estar longo e as portas se fechando, porque de fato, sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Se usar a fé, não tem jeito, não tem jeito de Deus não te justificar, a fé nos justifica quando cremos, nos imputa justiça e Deus vai virar-se para você, você ouvirá um elogio, porque é por fé! Pense Nisto!


Roberson Vinhali

Read more...

Achei Interessante!

>> segunda-feira, 2 de maio de 2011

Read more...

Agenda do Mês

>> domingo, 1 de maio de 2011

Agenda de MAIO já disponível!!!

Read more...

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP