Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

Deus tarda?

>> sexta-feira, 28 de outubro de 2011




"E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?'' 


(Lucas 18:7 e 8)

          Esta passagem do Evangelho, descrita em forma parabólica, nos demonstra um paradoxo entre tempo-espaço no que diz respeito ao agir de Deus e ao nosso comportamento sobre o suposto "tardar" do SENHOR.
          Simplesmente, pode sim nos remeter à verdade central de que Deus observa nossas vidas e conhece como, onde, e o tempo de agir, nos dando a segurança de que nossas orações serão atendidas conforme a vontade DEle.
          O juiz da parábola não temia a Deus e também não respeitava o homem. Não queria atender ao pedido da viúva que já não tinha muitos recursos e precisava de auxílio contra seu adversário. Entretanto, após longos pedidos e clamores ao juiz, a viúva teve então seu pedido atendido por causa da perseverança. Jesus quer nos alertar sobre o ato de insistir na oração e sua recompensa, porém, entre esta parábola está uma jóia de grande valia... O TARDAR de DEUS!
          É interessante como em muitas ocasiões, parece que Deus está distante de nós ou simplesmente pouco se importando com nossas orações. O que não é verdade. Quero apresentar a você, leitor, um personagem bíblico que aprendeu muito sobre graça e fé pelo simples ato de aceitar o "pacote completo" de DEUS...Jó!
          Homem reto, temente a Deus, se desviava do mal e tinha um caráter de uma integridade sem tamanho. Filhos em volta da mesa. Fazendas, gados, ovelhas, tudo isto fazia de Jó um homem que certamente a Teologia da Prosperidade o chamaria de "Bem-Aventurado". Em um dia fatídico, dois tempos se manifestam, duas aparentes realidades onde de fato são unas se manifestam num cenário quase que paradoxal, pois simultaneamente no descortinar da eternidade Deus está dialogando com satanás acerca das qualidades e da integridade de Jó enquanto num dia pela manhã, este mesmo Jó está se levantando na cama, alongando os braços, se levanta, dá bom dia aos seus empregados, um beijo na esposa, ora pelos filhos, senta-se à mesa pro café da manhã...
          Lá nos céus, a permissão é dada por Deus: "Toque, pode tocar satanás, mas não toque na vida dele, toque em bens, gados, fazenda, pele, filhos, mas na vida dele não". Jó aqui na Terra tomando seu suco de laranja e comendo pão com manteiga, recebe com sorriso seu primeiro servo que traz uma notícia bombástica. Jó agora está chorando quando entra o segundo...terceiro... E assim as notícias são que os filhos morreram, gados roubados, outros mortos e por fim... Onde está DEUS?
          Jó, assim como nós em momentos de tribulação, não conseguimos ver Deus nos bastidores da alma, moldando nosso ser, entretecendo-nos no ventre da graça. Parece que o céu é feito de bronze e que o trono de Deus é inacessível, mas não conseguimos ver a misericórdia e a graça nos sustentando a cada dia, a cada manhã...Deus está nos bastidores da tua vida!
         A boca de Deus acabara de se fechar na eternidade e em fração de segundos, Jó está pobre, enfermo, sem filhos, sem amparo, sem amigos, sem família. Mesmo assim, ele consegue descer ao pó...Por a boca no pó...Aliás, pó! Descer ao pó, por a boca no pó  são expressões que denotam a cena de alguém de joelhos com a boca encostada no chão clamando por misericórdia. Convido-nos a entendermos isto de uma maneira mais profunda. Nós somos pó! Quando colocamos nossa boca no pó, o Evangelho nos convida a botarmos nossa cara na podridão de nosso ser, nas nossas fraquezas e na consciência de nossos limites para que haja esperança! Jó fez isto, a prova é que ele mesmo reconheceu que Deus ainda era SOBERANO quando disse que havia nascido sem bens, sem nada com ele a não ser uma vida entregue nas mãos de Deus e que voltaria para Deus da mesma forma com a qual havia nascido, repreendendo também sua esposa que via tudo se acabando e teve a alma relativizada pela dor.
          Quando se lê o livro de Jó, somente se dá ênfase para os capítulos 1 e 42. Parece sem sentido o sofrimento do nosso amigo. Parece que Deus se mostra como um carrasco Soberano de um modo extremamente negativo. Mas o próprio Jó, sem saber da permissão de Deus, sem saber do motivo de tudo isto, sem ser indagado se queria passar por isso, sem explicação alguma, este mesmo Jó, seria imergido num "tanque de graça" (Como diz Pr. Alex Torquato Gomes) tão abundante que aprenderia grandes trunfos da fé!
          No capítulo 29, Jó faz menção de coisas que ele julgava ter perdido. Depois de pré julgamentos dos amigos, ele subitamente se vê num saudosismo tamanho que ele amaldiçoa o dia em que nasceu em outro trecho do livro mas no capítulo mencionado ele simplesmente sente saudades de quando o Todo-Poderoso estava dando demonstrações claras de que estava com ele. Jó diz que os mistérios de Deus estavam sobre sua tenda e seus passos eram todos amanteigados e azeitados. Tudo lindo e perfeito. Conhece ou não Deus de fato um homem  deste? Sim... E não!
          Quando uma lagarta se tranca num casulo pra virar borboleta, ela começa um processo de metamorfose muito complexo, onde as formas de lagarta são deixadas de lado para dar lugar ainda  à contornos indefinidos de uma borboleta. Esse é um tempo complicado se aplicado às nossas vidas. Há momentos que Deus se cala! Sem saber, se uma lagarta pudesse falar, ela provavelmente pensaria algo do tipo, mas sem saber que a Palavra de Deus, tudo o que sai da boca de Deus, é alimento e mantém o universo no seu lugar. Até o ato sofrido de metamorfose é acompanhado pela vontade divina. Um fato interessante é que se você se compadecer de tal modo que quando ver uma borboleta arrebentando o casulo, você quiser ajudá-la a sair de lá, uma das duas coisas podem ocorrer... Ou as asas não terão cor, porque o ato de forçar as asas abrindo o casulo dilata os vasos venosos, por assim dizer, das asas da borboleta dando a elas cores e se alguém ajudar a borboleta ela não terá feito força suficiente para que as cores surjam, ou simplesmente ela morrerá segundos depois.
         Jesus no Getsêmani não teve ajuda de ninguém, eu e você não podemos também contar com ninguém, pois casulo é pessoal, ímpar, para dar cores ímpares e também belas. No casulo, parece que Deus tarda.
          Pergunte a Jó se Deus tardou!
          Lembre-se de Lázaro, que estava pra morrer e Jesus recebeu esta notícia, permanecendo ainda mais alguns dias alí onde estava com seus discípulos, sabendo que a pessoa a qual ele amava, o próprio Lázaro, estava pra morrer e morreria. Passados estes dias, sendo já o quarto da morte de Lázaro, Jesus olha para a tropa que estava com ele de discípulos e diz: ''Vamos lá acordar Lázaro do sono".
          Passos perto da aldeia, e antes que Jesus pudesse pisar pela vizinhança la vem o choro de Marta e Maria num discurso semelhante das duas meio que dizendo: O Senhor estava onde quando a gente deu a notícia? Porque demorou? Se o Senhor estivesse aqui, tudo seria diferente! Ele morreu, já cheira mal!
          Pergunte a Marta e a Maria se Jesus chegou na hora certa...
          Acontece que quando na maioria das vezes a gente diz que Deus está tardando, há um paradoxo que diz:'' Porventura Deus não fará justiça aos pequeninos que clamam de dia e noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça...''.
          Percebeu o paradoxo? O "depressa'' de Deus é o ''tardio'' pra nós! E quando ele chega pra um Lázaro morto a quatro dias, ele chega no seu ''depressa'' ainda que o cheirar mal signifique pra gente o ''tardio''! Ele é aquele que brada dizendo: ''Eu Sou a Ressurreição e a Vida, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá''! O tempo de Deus vem pra ressuscitar Lázaro`s em nossas vidas, assim como tudo que pra nós pareça tardio, tendo a certeza que pra ele é o ''depressa''. Neste momento o Espírito Santo falará e aplicará isto em teu coração!
          Deus tarda, mas a questão não é se Ele tarde, se chega atrasado ou na hora certa, a questão é que Ele chega! Sempre chega!
          Voltando ao nosso amigo Jó, que proveito teve tudo isso? Simples...Aquele que pra nós conhecia tudo de Deus, simplesmente disse: ''Bem sei agora que tudo podes e que nenhum dos teus pensamentos oh Deus podem ser impedidos...Antes eu conhecia o SENHOR de ouvir, agora meus olhos te vêem''! Este é o grande trunfo da graça e da fé! 
          E Deus virou o cativeiro dele, ele passou por tudo aquilo e simplesmente não teve resposta nenhuma do porque passava aquilo, do porque passou, mas reconheceu o bem que fez aquele casulo!
          Deus tarda? Tarda...mas está vindo depressa! Amém!






Roberson Vinhali
          

0 comentários:

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP