Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

É Com O Nosso Mundo Particular Que ELE Quer Tratar...(Lucas 19:1-10)

>> sábado, 3 de setembro de 2011


Zaqueu, homem maduro, chefe dos publicanos e...baixinho!
Essas são as descrições entendidas e subentendidas que a Bíblia nos dá em Lucas 19.
Assim como todo homem, algumas perguntas com certeza sempre estiveram fibrilando no coração de Zaqueu. Talvez seriam perguntas costumeiras da humanidade desde os primórdios. Qual o sentido da vida? Deus existe? Onde este caminho vai dar? Que papel tenho no universo?
Sim, existem meios humanos para se tentar responder estas perguntas. Os filósofos que o digam!
Um pastor americano chamado Rick Warren, em sua obra literária "Uma Vida Com Propósitos" vai nos dizer de um trabalho que foi feito de envio de cartas a alguns filósofos e pensadores com a pergunta: Qual o sentido da vida? A maioria desconversou, e alguns foram o suficientemente francos em dizer que não faziam a mínima idéia.
São questões como estas que fazem da vida um enigma, mas...Tudo começa em DEUS.
A pergunta de Zaqueu era: "Quem é de fato este Jesus? Será que ao menos consigo vê-lo?
Talvez estivera ele ainda se perguntando o porque Levi, aquele que chamamos de Mateus, escritor do primeiro Evangelho que temos na bíblia, deixou o posto de publicano e seguiu Jesus de imediato (Lc 5:27).
Mas Zaqueu queria ver quem era Jesus, mas ele era de pequena estatura.
Olhando os sicômoros à beira do caminho (árvores comuns naqueles tempos e que eram plantadas na beira dos caminhos, os contornando e de fácil acesso quando se quisesse subir), resolveu subir em um deles, o que melhor lhe pareceu, e ali ficou porque a multidão não o permitiria chegar perto de Jesus.
Os gritos aumentam, o chão treme pelas pisadas do povo, e ali no meio está Jesus e os discípulos.
Tomo homem, quando quer conhecer a Deus tem um sentimento que habita a todos de igual forma: Sou pequeno diante DELE!
Não quero falar da estatura de Zaqueu não, pois limitação física não impede ninguém de conhecer a Deus, mas quero falar de limitação de alma, de espírito, de vida. Somos pecadores, somos pecadores demais. Ele é Santo, Ele é Santíssimo.
Olhando no espelho de nossas vidas, chegamos à conclusão de que realmente não conseguimos por nós mesmos nos achegar a Deus. Alguns tem uma visão ingênua de que pelo número de pessoas seguindo o Mestre, realmente seria difícil ele prestar atenção em mais alguém. De madrugada a fila é menor? Já ouviu este corinho? Pois é...É por este sentimento de procurar Deus quando aparentemente não há ninguém disputando "a parada", que muita gente procura um sicômoro para subir.
Pessoas boas, com boas intenções, sobem em lugares malditos todos os dias para tentar achegar-se a Deus.
Aquele sicômoro representa todo o tipo de esforço humano.
Imagine a cena.
Zaqueu se esforça para subir na árvore, vai aos trancos e barrancos e quando chega lá em cima, ofegante ainda, olha para baixo e vê Jesus ao pé do sicômoro dizendo: " Zaqueu, desce depressa porque hoje me convém pousar em tua casa".
Acabou de subir, Jesus o manda descer.
Convenhamos...Este texto deve ter coisas mais profundas a nos revelar do que simplesmente a interpretação: Jesus te manda descer, mixtérioooooooo!
Estou falando de pessoas com boas intenções, querem conhecer a Jesus, querem se aproximar de Deus, saber dele o que vale a pena na vida, saber se Deus se importa com alguma coisa que aconteça em suas vidas ou se simplesmente Deus existe!
Aí sobem.
Sobem na maga negra, com promessas de que uma força maior o ajudará a ter quem realmente essa pessoa ama de volta. Sobem no espiritismo, na mesa branca, onde pensam que dar as mãos em caridade e unindo forças recebendo mensagens de entidades do além se encontrará Deus. Sobem num romanismo deturpado, com nome de cristianismo, onde há inúmeros intercessores em formas de gesso, madeira, todos trabalhados, bonitos à vista, com cara de piedade mas...Deus não está nisso!
Sobem em religiões, em doutrinas humanas, tentando ver ao mesmo se Jesus passa ao longe, tentando contemplar a formosura do Senhor.
E nesta...são constrangidos a oferecer sacrifícios em igrejas, em terreiros de macumbaria, em centros de umbanda, em mesas espíritas, são convidados a se doarem naqueles ensinos com a promessa de verem uma Força Maior, o Arquiteto do Universo, a Entidade Chefe...menos Jesus VIVO!
Jesus o convida para descer da árvore porque queria ter uma conversa melhor e maior na casa de Zaqueu...CASA!
Isso significa muito. Enquanto a pessoas se esforçam para tentar chegar a Deus, ou trazer a atenção DEle para si, Jesus chega e diz algumas coisas interessantes que são aplicáveis à nossa vida:

1- Jesus disse: Zaqueu...
Não é maravilhoso que Zaqueu tenha subido para ver Jesus e o Mestre o peça para descer o chamando pelo nome? É muto lindo isso!
Enquanto muita gente sobe em muitos lugares, se parasse um pouco para ouvir de fato a voz de Deus, encontrariam um Deus Vivo que nos conhece e nos chama pelo nome!
Ele conhece nosso nome, sobrenome, RG, CPF, enfim...mais de nós do que nós mesmos, então ele sabe de nossos anseios, risos, dores, traumas, alegrias...De tudo!

2- Jesus disse: Desce depressa...
Sim. A vontade de Deus é que quem subiu nestas coisas desça depressa para o Evangelho, saindo de uma tradição, de uma religião, de uma cultura mundanizada e perversa e voltando-se para Deus o encontre mandando que se descesse com rapidez daquilo tudo.

3- Jesus disse: Porque hoje me convém pousar em tua casa...
Sim, isso exige uma atenção especial.
Em sua casa?
Entre quatro paredes?
Num lugar simples e mais humano o possível?
SIM!!!
Era na casa de Zaqueu que Jesus queria o encontrar...
Ali era a sede do "mundinho" particular de Zaqueu, quem sabe com sua esposa e filhos...quem sabe...
Ali ele já havia chorado, já havia sorrido, já havia sentido dores, mas também muitas alegrias.
Na casa de Zaqueu é que Jesus queria entrar e estar...pousar.
Eu amo de paixão estas declarações humano-divinas do Evangelho. Não há nada mais humano e nada mais divino do que o Evangelho.
Enquanto subimos em lugares, religiões, confiamos em pessoas, Ele nos chama para nossa casa?
Isso mesmo!
É onde temos nossos traumas, é onde abrigamos nossos pecados, onde temos nossas dúvidas, que Jesus quer sentar-se à mesa e comer conosco o pão da Salvação.
É na nossa mesa, é no nosso sofá que ele quer entrar, sentar, comer, deitar, repousar.
São nos cômodos da nossa alma, na cozinha do nosso ser, no banheiro sujo dos nossos pecados e imundícia, enfim, em todos os lugares de nossas vidas ele quer dar uma passadinha para permanecer para sempre!
Existem quartos escuros da alma, onde depositamos nossos traumas e fechamos as janelas e portas jogando as chaves fora para nunca mais entrarmos.
É nesses momentos que ELE traz as boas novas, abre as portas, abre as janelas, sobe a brisa do Espírito Santo e permanece conosco até o fim dos séculos, para sempre e sempre!
O interessante é que Jesus comeu do pão que Zaqueu tinha na dispensa. Bebeu a água ou a coca-cola que Zaqueu tinha na geladeira e simplesmente ceou com ele.
Deus não requererá de você nada além do que possa oferecer, ele te ama como você é, seja homossexual, assassino, ladrão, mentiroso, seja o que for. Ele quer sentar na mesa da tua casa, olhar nos teus olhos, falar a você palavras que são Espírito e Vida e simplesmente te transformar no ser que ele sempre quis que você fosse. Isso se chama regeneração após salvação. É ato contínuo regado à santificação...Assim somos salvos! Assim deixamos de ser pecadores, e passamos a ser transformados em nova criatura, e essa é a esperança para quem não tem esperança, para o homossexual que sabe que não está tudo muito normal consigo, para o bêbado que não consegue largar o vício, para a mãe solteira sem esperança do amanhã e além de tudo isso, para o pecador caído e sem Deus que pode ser transformado em um salvo pela graça de Jesus nascendo novamente.


Foi isso que houve com Zaqueu, constrangido com a Verdade do Evangelho, se converteu a Jesus, nascendo novamente.
Da riqueza que tinha alimentou muitos órfãos, viúvas e necessitados. Soube na vida o que valia a vida, recebeu Jesus com prazer e ouviu do Mestre: Hoje veio Salvação a esta casa!!!!

Desçamos...Ele quer nos encontrar no nosso mundo particular e dar um jeito em tudo isto!!!

Amém!

0 comentários:

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP