Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

Os Cinco Pilares da Reforma Protestante

>> segunda-feira, 20 de setembro de 2010

          Amados irmãos, nos tempos em que aprouve a Deus trazer seu povo às Sagradas Escrituras na época áurea da igreja católica, quando era na verdade uma Igreja-Estado e seus líderes estavam farisaicamente revestidos da tradição e da letra sem o espírito da letra, Deus levanta Martinho Lutero como uma flecha retirada de sua aljava contra toda impiedade e injustiça contemporânea deste e também de outros servos piedosos de Cristo Jesus. Precisamente no dia 31 de Outubro de 1517, Lutero fixa nas portas da hipocrisia ( Igreja Católica Apostólica Romana, Catedral de Wittenberg), na Alemanha, as suas 95 teses que seriam embasadas nas Escrituras, dando assim origem ao coração da Reforma Protestante: As Cinco "SOLAS"(Latin) ou os cinco "SOMENTE" (Português).

Estes são os pilares da reforma, cinco SOLA:


1- Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia): 
          
          Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”. Lutero disse isso pois a opressão dos líderes católicos era massante. A Igreja Católica colocava a tradição como equivalente na teoria; mas superior na prática; às Escrituras Sagradas pois segundo a igreja, ela tinha canonizado os livros que julgava serem santos, revelados, ela reproduziu a Bíblia, por isso tinha este domínio. A Reforma veio para dizer que somente a Bíblia e toda a Bíblia é a via de fé e prática de todo cristão, sendo a Palavra de Deus e estritamente ligada à sua Pessoa, sendo assim, superior a qualquer tradição e a pura verdade. É através das Escrituras que Cristo para nós hoje se torna revelado.

2- Solus Christus (Somente Cristo):

          Não há salvação fora de Cristo, ele é o nome dado pelo qual devamos ser salvos, é o Verbo Divino, A Esperança de Israel, O Renovo de Jessé, O Messias, O Caminho, a Verdade e a Vida. Somente Cristo Salva pela graça redentora.  Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).  “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).  “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5). Sola Escriptura só existe por causa do Solus Christus.

3- Sola Gratia (Somente a Graça):
     
          Favor imerecido, misericórdia que se prolonga de eternidade a eternidade, capaz de salvar o indivíduo não por méritos, não por indulgências, compras de pedaços dos céus, confissões ao sacerdote, nada disso... Graça é graça, de graça, pra salvar independente das obras àquele que atende ao convencimento do Espírito Santo de que Cristo é salvação, e o produto disto é graça! Favor que nos salva de nós mesmos!!!  “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Is 64.6).“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

4- Sola Fide (Somente a Fé):

          "A fé é a razão de Deus" (Roberson Vinhali). É suficiente, particular em muitas ocasiões, mas a mesma entre os santos de Deus, é nosso escudo, é nossa espada também muitas vezes, nos possibilita a caminhar por esperança, amor, sem ver, sem vistas, mas por ela...pela fé!  “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17).  “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).  “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

5- Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória):

          Enquanto a Igreja Católica Romana buscava a glória dos papas e seus liderados, dos imperadores, da prata e ouro, Deus nos faz lembrar aqui que não divide sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação no deserto: Somente a Deus adorarás e só a Ele prestarás culto.  “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8).  “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

Seria maravilhoso termos também estes pilares em nosso coração, é o centro da doutrina cristã!!!


Roberson Vinhali

0 comentários:

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP