Pecado. Esta é uma palavra perturbadora para nós cristãos. Nos incomoda o fato do pecado por sermos já filhos de Deus, nascidos denovo, nova criatura, e...ainda assim vulneráveis ao pecado!
A bíblia diz que o que é nascido de Deus não peca, porém ela se auto-explica dizendo que os filhos de Deus tem poder sobre o pecado, logo, não pecam no sentido de estarem novamente escravizados pela dissolução pecaminosa a ponto de serem pelo pecado dominados, pois temos domínio agora sobre ele em Jesus.
A idéia que temos de ''pecado cristão'', chamando assim pelo fato de cometermos sabedores de que seja pecado, e da verdade sobre ele após sermos convertidos, é a que Deus nos perdoa de todos os pecados, nos lava, nos limpa, apaga as transgressões, livra das conseqüências espirituais, mas se depois de ímpios e termos nos tornado filhos de Deus, nós pecarmos, não haverá mais o perdão ''de graça'' como antes, será necessário pagar um preço e será mais pesado. Em outras palavras, Deus nos perdoou tudo quando éramos desgraçados e miseráveis pecadores, agora que somos filhos, há restrições e não é mais tão fácil assim.
Mentira de satanás, heresia das piores, hipocrisia, entre outras sentenças que eu poderia dar a essa teoria diabólica!
O conselho de João é o conselho da bíblia toda, ou seja, para não pecarmos. O que vejo na igreja Evangélica é um extremo, ao passo que na igreja Católica, outro extremo. Enquanto na Igreja Católica você comparece perante o sacerdote (padre), confessa os pecados e recebe alí a conta pra pagar nas rezas ( 20 ave-marias, 20 credos apostólicos) e depois fica ''livre de condenação'', sendo assim tão sem sentido o ato do perdão, a Igreja Evangélica torna esse caminho muitas vezes inacessível, alguns dizem até que dependendo do pecado, não há perdão mesmo com arrependimento.
Isso acontecia nos dias de Jesus com seus discípulos. Alguém saía gritando para que Jesus tivesse compaixão dele, logo aparecia os discípulos para repreender esta pessoa a fim de que não incomodasse o Mestre, como se Jesus fosse propriedade exclusiva dos discípulos.
Enfim, nós pecamos. Mas João diz também que há uma probabilidade que nos persegue, a probabilidade e a condição do SE, pois SE pecarmos, SE acontecer, SE falharmos, temos um ADVOGADO junto ao PAI, Jesus Cristo, o JUSTO!
Já parou pra pensar na advocacia de Cristo? João disse que ele é um Advogado Justo e...se é Justo, como absolve um culpado? Eis aí a graça!!!
Consegue ir mais além? Deus em um tribunal onde Ele é Juiz e Advogado ao mesmo tempo? Onde nós podemos dizer: Deus, me defenda de ti mesmo nesse tribunal? Consegue imaginar agora Cristo em pé dizendo: Pai, eu morri por esse também? Consegue ver satanás na posição de acusador pedindo que o martelo bata em sentença condenatória? Imagine agora o Pai diante do sangue do Filho e dizendo: Está Pago! Está Consumado?
Pois é, não entendemos bem esta advocacia não, mas sei que o instrumento dela é o sangue de Jesus, o Calvário. Diante dele todas as acusações são esmiuçadas, o escrito de dívida cravado na Cruz, e estamos perdoados sempre!
Qual a condição? Arrependimento! Esta é a palavra que nos faz entrarmos nos céus! Arrependimento! Confissão sincera seguida de quebrantamento. Não é autocomiseração, pena de si próprio, pois até animais choram por si mesmos. É a consciência dos males que o indivíduo provocou a outrem, a si mesmo, e ao seu galardão diante de Deus!
Não pequem irmãos, porém se pecarem, o Advogado é Justo, e nos justificou já Nele, na Cruz!!!
Graças a Deus!
Roberson Vinhali
Read more...
Não Alimente a Serpente com o Pó da Terra! (Gênesis 3:14)
>> sábado, 26 de março de 2011
Esta é a sentença dada a Deus pela serpente logo após ter de certa forma estimulado a cobiça do homem ao fruto que o Senhor lhes proibira de comer, ocasionando assim a queda deste da presença de Deus: "Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida." Desde então, a serpente anda rastejando sobre seu próprio ventre, e comendo o pó da terra, se alimentando e se fortalecendo dele. Mas, então, o que significa para nossas vidas esta sentença sobre a serpente? Vigilância e muita cautela!
O homem foi feito por Deus do pó da terra, isto está registrado no Gênesis. A bíblia também diz que Deus conhece nossa estrutura e sabe que somos PÓ (Salmos 103:14)! Desde o pecado, então, o homem tem saído errante em si mesmo, sendo perseguido pelo rastejar da serpente, e o pior de tudo, sempre a alimentando. Esta é a condição do homem pecador.
O mundo jaz no maligno, está em estado de putrefação nele, perece nas mazelas do pecado da antiga serpente, que é satanás. O ser humano tenta por si mesmo caminhar se livrando da perseguição da serpente, mas, a todo momento deixa o pó cair pelo caminho, a alimentando e a fazendo ainda mais forte do que antes!
Como deixo o pó da terra cair? Pecado! Quando o homem peca, ele deixa para trás uma parte de seu ser, é como se ele se degradasse e deteriorasse, deixando para a serpente comer parte do seu caráter, das coisas boas que faziam parte da sua composição. Todo o pecado alimenta a serpente. Ela está atrás de nós, rastejando, sabendo cada passo errado e cada erro cometido, bem como os pecados e as falhas. E o que acontece? Ela não digere isso muitas vezes, mas, vomita de volta para nós o pó que deixamos cair em forma de acusações, as suas "colheitas do que se planta", em forma de medo e tormento, em forma de morte. O nosso pecado estará dia a dia em nossa face, pois ela lançará em nossos rostos aquilo que deixamos cair pelo caminho da fé, e ela o fará transformando no seu estômago sagaz, regurgitando em nossa face aquilo que ela fabricou com essas informações de pecado.
Existem pessoas aprisionadas pelo medo, desespero, pela dor, pelos pecados, pelo passado, porque dentro de si sentem que existem marcas que com o passar do tempo não se aliviaram, antes produziram um peso ainda maior na alma, como se um fardo, um jugo pesadíssimo fosse posto sobre os lombos, de maneira que o pai de família estava bem e amando os filhos, amando a esposa, mas no trabalho não resistiu ao olhar da companheira da mesma sala onde trabalham juntos, acabou se encantando, a elogiou, foi para a casa naquele dia com um peso enorme na consciência porque fez isto. A serpente pegou esta pequena fagulha de pó e se banqueteou com esta atitude, vomitando depois na face deste pai de família a sua própria falha, a acusação de ter acabado com sua família num simples gesto, o peso de ter pensado em outra mulher mesmo que por 10 segundos. Ele chegou, abriu a porta, viu o rostinho dos filhos, viu o sorriso da esposa, ouviu que o jantar está na mesa, se sentiu indigno de sentar-se para o jantar, acordou no outro dia como se não houvesse mais oxigênio para respirar, com peso, com culpas, com tristezas. Foi para o trabalho novamente, viu a tal companheira ainda mais sedutora, ela o convida para sair, e então a serpente observa tudo e quando ele pensa em resistir a serpente vomita na sua cara toda sua culpa, todo o "eu sei o que você fez no verão passado", de maneira que de fato um abismo chama o outro e agora ele está entre a cruz e a espada, e cede! Sai, cai, peca, se vai. Este pai nunca mais será o mesmo pai, esposo, funcionário, ser humano! Há esperança?
Esta não foi toda a sentença dada por Deus ao maldito animal. Deus disse mais: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3:15)." Durante toda a história da humanidade os pecadores foram perseguidos pelo rastro da serpente, sem haver contra ela arma alguma e com o que lidar. Mas houve uma promessa, nasceria um que iria pisar e ferir a serpente na sua cabeça. Seu nome é Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo!
Ele não esteve livre do rastejar da serpente, foi tentado, mas não cedeu, foi acusado, mas sem causa, foi perseguido sem dever absolutamente nada, perdoou, salvou, curou, libertou, renovou. O Filho do Altíssimo veio para desfazer as obras do diabo, para dar um pontapé certeiro no estômago da serpente para ela jogar tudo para fora e nunca mais, contra os filhos de Deus, incitar acusação que os deixem prostrados. E a batalha estava travada, no Getsêmani, jardim onde Jesus orava costumeiramente, em sua última oração, ele sabia que seria ferido no calcanhar como Deus disse, porque o veneno da serpente causaria um peso tão grande que todos os pecados do mundo estariam sobre ele, sem este ter um pecado sequer. Caminhou para o Calvário, cuspido, açoitado, rejeitado, sofrendo. Foi levantado da terra, posto na cruz, seu sangue foi vertido, sentiu o desamparo do PAI, mas quando bradou: "Está Consumado! Está Pago! Tetelestai (transliteração de está tudo pago em grego)!", este mesmo calcanhar ferido se levanta e agora com toda a força esmaga a cabeça da serpente, a ferindo, a vencendo, triunfando sobre ela. Ele venceu! (Colossenses 2:13-15)
Jesus venceu, por ele somos mais do que vencedores, a antiga serpente não pode mais se alimentar dos pecados do passado, presente e futuro de um pecador salvo por Cristo, lavado, remido, perdoado pelo Senhor. O que faremos então? Se torna ainda mais viva a palavra de Cristo quando disse: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum (Lucas 10:19)."
Cristo nos deu o poder para nós olharmos para trás, mirarmos a cabeça da serpente e diante uma palavra de arrependimento sincero, sermos livres de deixar que a serpente se alimente do pó da terra que por ventura poderá ainda cair, e se a pisarmos, porque ele pisou a serpente maior, a antiga serpente, não haverá também espaço para que ela vomite em nós os nossos erros, falhas, pecados, porque Cristo venceu por nós! Toda dívida foi paga, a serpente deve morrer de fome em nossas vidas, ela se alimenta ainda do pó dos pecadores errantes que não tem Jesus. Mas sobre nossas vidas, quando há arrependimento por pecados, temos o poder de nos dirigir à serpente e dizermos: Está Pago!
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. (Romanos 8:33).
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1João 2:1 e 2).
A Escolha é tua...Vai continuar alimentando a serpente ou pisará sua cabeça em Cristo? Se sua decisão for a segunda opção, confesse seus pecados diante de Deus, peça perdão, e viva de acordo com a palavra de Deus, pedindo ao Espírito Santo que o faça de fato um salvo e perdoado filho de Deus!
Amém!!!
Roberson Vinhali
Minha História de Vida
>> sábado, 12 de março de 2011
Filhos da Graça,
Tenho alguns dias de caminhada com Jesus. Fazem já 6 anos que eu ministro o Evangelho por onde Deus tem me levado. Pouquíssima gente sabe de minha história de vida, pois ja ouvi várias pessoas também falarem que eu ''caí de para-quedas'' onde Deus me pôs hoje. Porém eu não costumo falar muito de mim....aliás, é o que menos faço nos púlpitos, pra não dizer que nunca faço. Em breve vocês, irmãos de caminhada, terão aqui meu testemunho, estarei escrevendo e depois postando no Sementes da Graça, tenho tido algumas experiências com Deus nesses 6 anos, e em minha vida toda...MUITOS MILAGRES!!!
Em breve, meu testemunho para a glória do nosso SALVADOR!!!
Congresso da 28 UMADCLI - Limeira-SP Assembléia de Deus Belém
>> quarta-feira, 9 de março de 2011
Confira na íntegra a palavra ministrada por mim, pela graça de Deus, no encerramento do 28 Congresso da UMADCLI pelo link
http://www.assembleiadedeuslimeira.com.br/tv_assistir_305_1.html
Obs: Áudio retirado da mesa de som da igreja, sem som ambiente.
Copie e cole no seu navegador!!!
Também no Youtube, vá na sessão de vídeos aqui no Blog e veja trechos da mensagem com o áudio em som ambiente!!! Read more...
''Vaso de Honra ou Panela?''
>> quarta-feira, 2 de março de 2011
''Vaso de Honra ou Panela?''
TEXTOS
2 Reis 4:40-41 e Jeremias 18:1-6
INTRODUÇÃO
1- A Panela:
Na panela se coloca ingredientes variados. O sistema, a religião sem Deus e o moralismo são ingredientes de uma pessoa ou crente que acha que é vaso, porém é um amontoado de coisas diversas, ou seja, entra de tudo na vida dele, não se separa.
2- O Vaso:
O recipiente antigo que abrigava em si apenas uma substância, ou até coisas diversas mas de mesma natureza, um só ingrediente. É o crente que se separa e busca encher-se a cada dia.
DO QUE DEUS QUER NOS ENCHER?
Do Espírito Divino!
1 Samuel 16:1 e Efésios 5:18 ( o texto grego para Efésios 5:18, dá a idéia de passividade do verbo ''encher'' ou seja, o texto ficaria: deixai-vos encher-se do Espírito).
ALGUNS NOMES DO ESPÍRITO DE DEUS
Estes nomes revelam facetas do caráter e ação do Espírito, sendo assim, se Deus quer nos encher DELE, logo, também nos encherá do que cada faceta revela:
1- Espírito da Verdade (João 16:13).
Quer nos encher de verdade.
2- Espírito Santo (Lucas 3:22).
Quer nos encher de santidade.
3- Espírito da Graça (Hebreus 10:29).
Quer nos encher de graça.
4- Consolador (João 14:16).
Quer nos encher de consolo e direção em Jesus.
CONCLUSÃO
1- Aquele que se purifica das coisas que a ''panela cristã'' tem, será vaso útil, não importando estrutura, inteligência nem méritos (2 Timóteo 2:20 e 21).
2- O vaso é de barro, mas o tesouro é de Deus (2 Coríntios 4:7).
Você quer ser panela ou vaso?
Roberson Vinhali
Read more...
Assinar:
Postagens (Atom)