Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

Quem Luta Com Deus, É Ferido na Coxa...

>> quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Cansado de si mesmo...A vida é cansativa muitas vezes...Os erros pesam...A família vai crescendo, as responsabilidades aumentando, o sogro o passa para trás muitas vezes e ele decide se ''libertar'' daquela situação, pois pra si, até o próprio nome lhe pesa...Jacó, o enganador, o usurpador, o trapaceiro...
Jacó foge de Labão, este sai atrás de Jacó e o acha e depois fazem um trato deixando assim que o mesmo Jacó volte para suas terras.
No meio do caminho, manda servos encontrarem seu irmão Esaú, para uma espionagem no que diz respeito a uma possibilidade de reconciliação entre ambos. A notícia vem como uma bomba: ''Olha Jacó, encontramos seu irmão, e ele vem falar com você...Ah! Um detalhe! Ele vem com quatrocentos homens, não vem só.
Medo, angústia, mas, não ''fugiu da raia''. Vamos dividir o nosso grupo em dois, se atacarem um, sobra o outro, vamos mandar presentes na frente, quem sabe o coração dele se derrete mais fácil e eu a partir de agora sou escravo do meu irmão Esaú...Pensou assim Jacó.
A profecia não se calava...Havia uma Palavra...Havia uma predestinação que não se consumiu com o tempo mas debaixo de muita graça ela se confirmava a cada instante: ''Há duas nações no teu ventre, dois povos, o maior servirá ao menor''. Isto disse o próprio Deus em Gênesis 25:23, e Esaú serviria a Jacó.
O dia vai se findando, cansativo, sem muito a oferecer a não ser uma expectativa e uma ansiedade demasiadamente forte a ponto de suscitar fé, paradoxalmente.
Diante do rio Jaboque, no vale, Jacó passa as concubinas, esposas, filhos, gados...Fica só, fica atrás, todos passam adiante, ele porém fica sozinho.
Vem um homem em sua direção. Mensageiro de Esaú? Amigo? Conterrâneo? Que homem é este que aparece em pleno nascer da madrugada sem se identificar, sem dizer que veio em missão de paz?
Boa noite homem! Ei...Espere, espere, espere, porque me encara, não, não, não me empurre! Bom! É luta que você quer? Venha pra cima então! E as horas se passam...
Aquele forasteiro que não se identificara nunca havia lutado com alguém tão determinado...Jacó estava com Deus, lutando contra Deus e em Deus, sem saber que aquilo vinha da parte do SENHOR, apenas lutando com a alma e o corpo, com e contra Deus, paradoxalmente e inexplicavelmente vencendo...
Jacó não sabia quem era aquele homem, Jacó não sabia o nome, mas ele também nunca havia sentido tanta força para lutar como naquela madrugada.
Exausto também, o homem que estava há horas lutando contra Jacó numa ''santa rendição'', num ''golpe da graça'', feriu Jacó na coxa, feriu os nervos. Os primeiros raios de sol apontam no horizonte, os dois exaustos olham um para o outro e o homem estranho diz: 
-Me solta rapaz, já está amanhecendo e eu não posso ficar mais aqui.
-Me abençoe...Somente te peço que me abençoe.
Jacó acabara de terminar com a ''luta da eternidade''.
Sentimentos se misturam, esperanças se acendem, convicções são reveladas sob os holofotes da fé. Jacó acabara de com Deus, lutar contra Deus. Ele acabara de vencer Deus com o poder de Deus (risos)!!! Acredita nisso?
Em todas as outras referências, quase que na sua totalidade, exceto alguns textos variando as traduções, nos falam de indivíduos que lutaram CONTRA outros. De nações que lutaram CONTRA outras...Mas neste texto em especial, há um cuidado de todas as traduções, inclusive internacionais como a King James Version, em preservar a palavra COM. Jacó lutou COM Deus...Sem saber que estava lutando CONTRA Deus. Entendeu?
A mulher siro-fenícia ''lutou contra'' Jesus com a fé que o próprio Jesus lhe dava. Ela disse: ''Sim Senhor, mas os cachorrinhos também comem das migalhas que caem das mesas dos seus donos''. Ela venceu aquela luta, lutando ''contra'' Jesus, no poder do próprio Jesus.
Jacó de início pensara que era apenas um homem que vinha em sua direção. Golpes foram dados, rolaram no chão, quem sabe, e lutaram até o amanhecer, sabendo o homem que não prevaleceria sobre Jacó, aplicou um golpe que não o matou, mas deixou sequelas para o resto da vida.
Aquele homem era o Anjo do Senhor, a representação do próprio Deus, era o próprio Senhor Jesus antes de nascer de uma virgem, na Eternidade, lutando contra os filhos da fé e se rendendo à fé deles. Fé esta que o próprio Deus lhes dera e se rendendo ao poder da fé de uma criancinha que diz: ''Papai do céu, eu sei que o Senhor pode salvar minha mamãe. Salva ela Papai?''
É Deus descendo no vale da divisão da nossa alma, no antes e depois da luta com Ele, se fazendo homem, se deixando vencer, se rendendo diante da fé de um pai de família que clama: ''Senhor Jesus, me ajude a prover o que minha família precisa, tu tinhas o poder de multiplicar pães...E o tem hoje...Me ajuda a dar um iogurte que meu filho pede Jesus, pois estamos sem o que comer e o Senhor já foi criancinha um dia''.
É a graça que se transforma em gigante diante da penitência merecida do pecador. É a cura, que se torna infinitamente maior do que o cheiro da morte. É o gozo da alma, que se torna indizivelmente magnífico na ação de não ver mais crer.
Todos querem lutar com Deus, poucos querem ser ferido na coxa e carregar uma marca pra vida toda.
No UFC divino, cada soco, cada empurrão, cada ''mata-leão'' da vida, manifesta uma faceta da graça de Deus. Os empurrões de Deus em Jacó eram os ''171`s'' que apareciam diante dele para lembrar um pouquinho do que fora um dia o caráter de Jacó. Cada soco de Deus em Jacó no Vale de Jaboque, doía como ser passado pra trás pelo sogro. Cada rolar no chão com Deus naquele vale, representava os altos e baixo, hora com a face no pó, hora com a face pro céu, dormindo e sonhando com uma Escada que mais tarde diria: ''Antes que Abraão existisse, EU SOU''.
Aquele homem não era humano. Jacó sabia que em cada golpe, era Deus se revelando. Então Jacó o golpeava com golpes de fé e rendição, inexplicavelmente afetando a DEUS até Ele se cansar e apelar para um golpe na coxa. Jacó também o esmurrava com vontade de mudar. Jacó rolava com Deus no chão e fazia com que Deus sentisse como é a ambiguidade do ser humano, hora sendo, hora não sendo, hora existindo, hora desistindo da existência, mas precisando da graça. Jacó foi golpeando o Senhor com fé...E venceu!
Deus apelavelmente o fere! Fere para a vida! Fere para marcar a vida! Fere para mudar a vida!
Fere na coxa...Coxa? Sim!
Não haveria naquela situação lugar melhor para se ferir!
Coxa é símbolo de intimidade entre um senhor e um servo em questão de pactos ou juramentos.
Quando alguém mandava um servo ir com uma missão muito importante, o senhor pedia para que tal servo colocasse a mão embaixo de sua coxa e jurasse pela própria vida muitas vezes, que faria o que seu senhor pediu.
Deus feriu Jacó na coxa, para que enquanto viver, andasse mancando, numa ''manquitolação'' da graça...Por onde passava mancava com gosto! Quem luta com Deus, tem a intimidade marcada por Ele para sempre!
-Como é seu nome rapaz? Pergunta o Homem-Deus (Jesus).
-Jacó! Responde ele.
-Já não se chamarás mais Jacó e sim Israel, porque você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu. Não serás mais chamado Enganador, mas Príncipe de Deus, para todo o SEMPRE!!!
E Deus abençoou Jacó.
Meu irmão, entenda o que muitas vezes ocorre com cada filho de Deus.
Nos vales da nossa vida, muitas vezes lidamos com aquilo que não conhecemos mas dentro de nós urra, grita, estoura um desejo de lutar sem saber o que vai dar e sem saber ao certo contra o que.
Como Jacó, cada um de nós queremos um dia que nossa vida seja mudada.
Existem circunstâncias de dor em nossas vidas que produzem o efeito inverso ao comum, ao invés de retrocedermos diante de algo que não sabemos ainda lidar muito bem, nós avançamos e lutamos.
Sem saber, há dores que doem para a vida! Sem saber, há lágrimas que descem para se forjar um homem e uma mulher de Deus.
E nessa luta contra Deus, lute com Deus ao seu lado! 
No final dessa luta é que Deus se revela e você descobre que o seu ''sexto sentido'' é a fé, a única coisa que pra nós, servos de Jesus, faz sentido!
Nesse sentido, tomando como base Jacó e esta linda história, a mulher da filha possessa também, lá dos ''cachorrinhos'', eu faço uma pergunta: Como e por quais motivos nós devemos lutar assim?
Lute contra Deus sempre, com Deus ao seu lado! Quem tem sabedoria que entenda!

0 comentários:

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP