Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

Examine-se Pois o Homem a Si Mesmo...

>> quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Examine-se Pois o Homem a Si Mesmo... (1 Coríntios 11:28)

Certamente você já deve ter atentado para as mensagens nos cultos de Santa Ceia.
Você deve ter observado (quando na verdade se prega a cruz ou a obra de Cristo num culto de ceia) que paira uma opressão psicológica nas mensagens, com coisas do tipo: ''Se você não pregou para o teu vizinho este mês, você não é digno do corpo e do sangue do Senhor''.''Se você pecou este mês, não participe indignamente da Ceia do Senhor''!
Pois bem, isto é o mais simples que se pode ouvir, mas há ainda implicações mais profundas, que acaba oprimindo religiosamente e até mesmo hipocritamente o crente em Jesus.
O que acontece é que se observarmos bem, há uma exaltação do pecado no dia do Culto de Ceia que não há no restante do mês. Alguns pisam no Sangue de Cristo o mês todo, desconsiderando Corpo de Cristo, unidade e santificação, mas chega na semana da Santa Ceia e bate um ''temor'' que não houve nos dias passados. Ora-se, jejua-se e pede-se perdão por pecados, mas somente nesta semana ou dia de ceia.
Aí nós ouvimos o texto que conhecemos decoradamente: Examine-se pois o homem...
Examinar-se? Participar indignamente?
O que significam estas coisas?
Não há aplicação correta de textos sem exame dos contextos.
Vamos analisar!
O apóstolo Paulo nos textos que vêm antes do versículo 28, nos fala da situação da igreja em Corinto na ocasião da Ceia do Senhor.
O contexto histórico da Santa Ceia no passado era um pouco diferente do que temos hoje. Não havia alguém responsável por comprar o pão ou o vinho (ou suco de uva para não escandalizar), mas cada família era responsável por levar consigo o que comeria, singelo, simples e suficiente. Nada de banquetes e nem mesmo luxo, mas o suficiente.
O que os coríntios faziam? As famílias mais ricas faziam questão de esbanjar, esnobar e demonstrar maior poder nesses dias, enquanto as mais pobres não tinham quase o que comer, era uma ''festa de unidade'' onde ricos e pobres repartiam os elementos da ceia e então todos deveriam participar juntos. Mas não era assim. Os ricos comiam tudo o que se levava e primeiro do que os demais. Quando os mais pobres chegavam, não havia mais nada alí e além de não poderem participar, ficavam ofendidos causando mágoa, e ainda por cima, se trazia a tona a condição de pobreza de cada um deles.
A unidade daquela igreja cheia de dons espirituais e tão famosa estava arruinada pela arrogância de alguns e pelo desprezo aos pequeninos.
Então ao ouvir os ecos do que acontecia na igreja em Corinto, Paulo ensina-lhes sobre a unidade do Corpo de Cristo, pois a ceia era para ser um ato solene relembrando o triunfo de Cristo na cruz, o perdão de nossos pecados e a observância da unidade simples e objetiva entre os cristãos.
Este é o contexto, por isso Paulo diz que o homem deve sentir o peso da responsabilidade cristã refletida nos elementos, pão e vinho, e o que significam. Após refletir sobre o significado, então o apóstolo nos ensina a participar, agora sim, com dignidade da Ceia do Senhor.
O que vemos hoje em nossas igrejas?
Pois bem, será que não há nenhuma divisãozinha entre rico e pobre na igreja? Não há balanças com dois pesos e duas medidas? Quando se ajuntam é para melhor ou pior?
Eu particularmente estou cansado de ouvir que somos um só em dia de ceia!
Hipocrisia!!!
Cada um tem sua própria ceia...não é uma ceia coletiva como deveria ser!!!
Cada um tem uma honra diferente, ricos com ricos...
BMW`s com MERCEDES, panelas de pessoas influentes com pessoas influentes...Enquanto isso o pobrezinho que ''se lasque'' como diria um bom nordestino.
Vemos ou não os ecos de Corinto se repetirem?
Mas não...As mensagens que ouvimos é só lenhando o povo simples. É só o ''terrorismo opressivo''.
''Irmão, você tem que confessar seu pecado diante da igreja viu''!
Sei...pastor não peca? Líder não peca? Só o pequeno peca?
Enquanto o chicote desce nos lombos dos humildes, Deus prepara a sentença dos ''poderosos''!!!
A mensagem do ''examine-se'' hoje em dia deveria ser mais aplicada aos ''do púlpito'' do que aos ''membros comuns'' como denominam.
Devemos ter a consciência da unidade.
A Santa Ceia do Senhor é um ''memorial vivo'', é o ato mais sublime até a vinda do Senhor Jesus, tanto é que Paulo diz que anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha quando fazemos esta reunião solene.
Em outras palavras...se reavivam as convicções da igreja, sua missão, sua unidade, seu poderio de iluminar e salgar.
Santa Ceia do Senhor Jesus...Este ato deve ser um momento especial, onde temos convicções de quem somos, sim, é verdade, e diante disto o salvo em Jesus tem a consciência que necessita arrepender-se, mas  mais do que isto, seja exaltada a obra do Mestre na cruz do Calvário!!!
Sejam envergonhados uma vez mais os principados e potestades!!!
Seja exaltada a Graça Divina!!!
Seja renovada a comunhão de irmãos para irmãos e da igreja para com o Espírito Santo de Deus!!!
Isto é o real significado da Ceia do Senhor...A consciência de que todos devemos diante da contabilidade divina...mas...ESTÁ PAGO (consumado)!!
Seremos salvos da ira vindoura, apenas de lembrar-nos do que Cristo fez e operou/opera em nós!!! Esta capacidade, somente os salvos têm!!!


Roberson Vinhali

0 comentários:

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP