Programa SEMENTES DA GRAÇA

Todos os Sábados das 16:00h às 17:30h no http://www.radiocidadedelimeira.com

Visitantes Online

"Malhando Trigo no Lagar".

>> segunda-feira, 15 de novembro de 2010



"Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e GIDEÃO, seu filho, estava MALHANDO TRIGO NO LAGAR, para o salvar dos midianitas" (Juízes 6:11 RC, ênfase minha).

          Lagar, um bom lugar e propício para se pisar uvas, recolher o mosto, o vinho, o suco, como queiram. Trigo se debulha na eira, não no lagar, mas a história de Gideão nos conta sobre um moço com um sentimento de revolta muito grande acerca dos grilhões que envolviam seu povo israelita e Gideão malhava trigo no lagar para o salvar dos midianitas...salvar o trigo. O que acontecia era que Israel plantava e não colhia porque colheita abundante tinham os opressores dos israelitas, como os midianitas por exemplo, povos que vinham como gafanhotos contra israel e assim ceifavam o que eles plantavam e de quebra ainda saqueavam casas e matavam gados. Estava lá o indignado Gideão...pá....pá...pá...malhando o trigo no lagar, fazendo a coisa certa no lugar errado para salvar o pouco que ainda restava. Só para repetir, ele fazia a coisa certa no lugar errado.
          Deus aparece à Gideão na pessoa do Anjo do Senhor (Jesus), e lhe diz que ele é valente, valoroso e que Deus era com ele, o que fez com que Gideão fosse direto ao assunto com argumentações do tipo: Se Deus é conosco porque nos sobreveio todas estas coisas e de que são feitas as tuas maravilhas que nossos pais nos contaram? Assim sendo, Deus simplesmente num ato parecendo ignorar as palavras do não conformado Gideão, antes porém sabedor dos intentos do coração dele disse: Vai nessa tua força, o Senhor é Contigo!
          Estamos em uma redoma de vidro chamada de "denominação", são batistas, presbiterianas, metodistas, luteranas, assembléias de Deus, enfim, são inúmeras as denominações evangélicas por todo o Brasil e mundo. Se me perguntar porque elas são necessárias eu estou ainda tentando descobrir, mas de uma coisa estou certo, elas não são suficientes nem auto-suficientes. A confusão denominacional é grande entre os crentes, que dirá entre os injustos e incrédulos!
          Há uma "essência" salvaguardada por Deus desde a eternidade, uma semente de salvação desde os primórdios, que chegou ao ponto da necessidade de haver um cordeiro morto antes da fundação do mundo, pois a cruz de Cristo foi levantada antes em o próprio Deus. O que ocorre é que biblicamente vemos Deus chamando Abraão, logo após os seus descendentes do Egito através de Moisés, o que culminou nas retiradas dos exílios e devolução às suas terras natais, e por Jesus vir depois de uma média de 400 anos do período intertestamentário, Cristo por fim institui a igreja, composta da semente do seu sangue, mista, judeus convertidos ao cristianismo e gentios unidos pela causa de Cristo!
          Por fim, chegamos hoje à essa gama de denominações, fruto de mais uma salvaguarda da "essência do cristianismo", que foi a Reforma Protestante através de Huss, Lutero principalmente e outros, de onde vieram as denominações e divergências doutrinárias. Mas malhando trigo no lagar? O que quer dizer isto? Muitas pessoas hoje se sentem como Gideão, fazendo a coisa certa no lugar errado, tendo as armas certas num campo de batalha errado, e não falo de mudança de denominação falo do sistema uno das denominações que é mais moral, menos graça, mais religião, menos Evangelho e assim por diante, Louis Berkhof diz: há uma igreja dentro das igrejas. O que significa dizer que há o corpo de Cristo dentro das denominações, pois seria absurdo afirmar que todos os membros de todas as denominações serão salvos. Portanto, muitos homens e mulheres de Deus se sentem assim, plantando sem colher, roubados por moralismos perversos e falsos, e por doutrinas de homens, pegando assim seu trigo, a unica coisa que resta, a essência do Evangelho, e malhando no lagar, tendo o trabalho de debulhar o trigo, usar seus dons, pregar o Evangelho em meio à instituições que estão mais para sócio-políticas do que para igrejas ( quem tem entendimento analise bem isto). Mas é por pouco tempo, e mais uma retirada da essência acontecerá, não sei, não sei realmente se Deus levantará mais uma reforma, mas a esperança que tenho é que ela virá, e pode vir de uma jeito ao qual poucos estão atentando para isso. Que jeito e forma é essa? Simples, em Ur Deus chama Abraão, no Egito Deus chama Moisés, no cativeiro os profetas, no judaísmo corrompido o cristianismo, no cristianismo idólatra e pagão a reforma, na reforma as denominações que não quebraram o ciclo e se corromperam também, qual a próxima retirada? ARREBATAMENTO! Malhe Gideão, malhe....em breve ouvirás uma voz dizendo: Vinde bendito de meu pai para o Reino que te é preparado desde a fundação do mundo! Amém!


Roberson Vinhali
           

5 comentários:

Anônimo 28 de novembro de 2010 às 05:39  

q deus abençoe sempre quiz entender pq gideao malhava trigo no lagar,,agora aprendir

Unknown 28 de março de 2018 às 02:49  

muito bom seu comentário a respeito deste assunto.
lembrando que muito em breve averá uma escolha neste mundo.e naquele dia vamos ver quem realmente é trigo ou palha.

Unknown 22 de junho de 2019 às 21:43  

Que o nosso Deus continue lhe abençoando grandemente muito lindo o seu ministério

Unknown 30 de julho de 2019 às 06:14  

Amém! Concordo plenamente com isso. Linda reflexão. Glória a Deus!

Unknown 29 de novembro de 2019 às 07:20  

É verdade, o senhor vem buscar uma única igreja pura e imaculada é não denominação e sim aquele que for fiel.

NOTICIÁRIO

Widget gerado por Gospel Prime

  © Créditos By Daia Silva Deus é Fiel...Sementes da Graça - Todos os Direitos Reservados 2010/2011

Back to TOP